Programa Inovador Moçambicano Informação Sobre Inovações(1/6)

Bomba Manual de Irrigação “Xigutsa”

Inovador: Albino Manuel Nuvunga

A Bomba Manual de Irrigação, baptizada pelo dono como sendo “XIGUTSA” e registada no Instituto da Propriedade Industrial (IPI) sob o nº MZ/2007/118, é uma bomba manual que puxa água do rio ou dum poço com profundidade máxima de 20 metros e que permite bombear água para um depósito ou irrigação directa; podendo ser operada por um adulto, criança ou idoso desde que tenha a capacidade de fazer força de 7 a 10 kgf.

Detalhes

Torradeira Eléctrica

Inovador: Eliseu da Graça Chamusso

A Torradeira Eléctrica é uma inovação constituída por um tabuleiro feito de chapa-de-ferro assente numa base metálica oca, revestimento interno de barro e resistência eléctrica.

Detalhes

Topia Eléctrica

Inovador: Nito Johane Vilanculos

A Topia Eléctrica é uma máquina que serve para fazer molduras e rebaixos em peças de madeira. Constitui uma inovação feita com base em chapas-de-ferro, cantoneiras, motor eléctrico, chapa-de-unitex, veio de transmissão e lâmina de fazer moldura.

Detalhes

Semeadora Manual de Cereais

Inovador: Ilídio Chamusso

A Semeadora Manual de Cereais é uma máquina simples construída na base de tubos, cantoneiras, barras, varão-de-ferro, chapas-de-ferro, rodas, correia-de-transmissão, depósitos plásticos, mangueiras e corrente.

Detalhes

Máquina de Manual de Fazer Rede Tubarão

Inovador: Maike Maroodza

A Máquina Manual de Fazer Rede Tubarão é uma máquina mecânica simples que serve para dar forma adequada e qualidade de matéria-prima ao arame que é usado para fabricar a “Rede-tubarão”. Este tipo de rede é usado como se fosse uma barreira, para delimitar áreas consideradas sensíveis, evitando-se ingerências estranhas; serve também para fazer a vedação de muros de instalações fabris e habitacionais, para se reforçar a segurança de pessoas e bens.

Detalhes

Máquina Eléctrica de Serrar Madeira

Inovador: Nito Johane Vilanculos

A Máquina Eléctrica de Serrar Madeira é uma máquina construída com base em chapas-de -ferro, cantoneiras, motor eléctrico, chapa-de-unitex, veio de transmissão e um disco-de-serra.

Detalhes

Máquina Eléctrica de Fazer Manteiga de Amendoim

Inovador: Maike Maroodza

A Máquina de Fazer Manteiga de Amendoim é uma máquina simples que permite triturar o amendoim, transformando-o numa pasta que é usada na produção de manteiga. Esta inovação é composta por um motor eléctrico e que acciona um veio que transmite o movimento aos martelos instalados dentro da câmara de moagem que é alimentada através do funil de carga.

Detalhes

Descascador de Amendoim de Propulsão Manual com Separador de Casca

Inovador: Inocêncio Francisco Uele

O Descascador de Amendoim de Propulsão Manual com Separador de Casca é uma máquina simples feita a base chapas-de-ferro, veio central, paletas de varão, rolamentos e separadores (construídos em chapa galvanizada) e possui uma manivela de propulsão.

Detalhes

Debulhadora de Milho e Moinho de Cereais e Tubérculos

Inovador: Aníbal Miguel

A Debulhadora de Milho e Moinho de Cereais e Tubérculos é uma máquina que tem a finalidade de tornar facilitado o trabalho da debulhagem de milho, a moagem de cereais e a ralagem de tubérculos. A realização destas acções de trabalho é feita sob esforço físico muito reduzido e em muito pouco tempo.

Detalhes

Banco Articulado

Inovador: Inocencio Francisco Uele

O Banco Articulado é um assento simples feito de madeira e que leva parafusos. Também pode ser feito de metal. Para uma pessoa sentar-se neste banco, primeiro tem que o abrir, porque a base sobre a qual uma pessoa se pode sentar está dividida em duas partes iguais; abre-se e fecha-se. Se a pessoa quiser transportar o banco consigo terá de o manter fechado e pegar com uma mão, como se fosse uma pasta.

Detalhes

Triciclo para Pessoas Com Deficiência

Inovador: Sérgio Machauíra Inácio Joaquim

O Triciclo para Pessoas Com Deficiência, que constitui a presente inovação, é um veículo simples de tracção manual concebido para uso por pessoas portadoras de deficiência nos membros inferiores e é construído na base de tubos metálicos e chapas de ferro.

Detalhes

Debulhadora Manual de Milho

Inovador: Eduardo Manuel

A Debulhadora Manual de Milho é uma máquina que tem a finalidade de separar os grãos de milho da espiga, sem danificar os grãos; o que torna o processo mais eficiente, fácil e rápido de realizar.

A Debulhadora Manual de Milho vem introduzir mudanças no processo tradicional usado para fazer a debulha do milho. O processo tradicional é feito batendo-se o milho com o pilador; o que muitas vezes causa quebras nos grãos de milho. Também se faz manualmente, o que dá origem ao surgimento de calos nas mãos das pessoas envolvidas neste processo da debulha tradicional que é de baixos rendimentos.

Detalhes

Trituradora de tubérculos

Inovador: Ilídio Chamuss

A Trituradora de Tubérculos é uma inovação que faz parte do ramo de construção mecânica, e consiste numa máquina mecânica que raspa tubérculos frescos.

A trituradora de tubérculos surge como solução para o processo tradicional de raspagem (processamento) de tubérculos que é feito através da raspagem manual sobre uma chapa perfurada de pequenas dimensões suportada nas mãos; o que torna o processo moroso e de baixo rendimento (na ordem de 25 Kg em 8 horas de trabalho).

Detalhes