Assinatura de Contrato para Serviços de Conectividade entre o MCTESTP e UniTiva

Data: 10/09/2018
 
mctestp unitiwa

Tem lugar terça-feira, dia 11 de Setembro em curso, no intervalo das 10h00–11h00, nas instalações da Universidade Wutivi (UniTiva),  sita na Avenida da Namaacha no 188, Belo Horizonte, Distrito de Boane, a Assinatura de Contratopara o Fornecimento de Serviços de Conectividade pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional (MCTESTP) a Universidade Wutivi (UniTiva), no âmbito da implementação do projecto da Rede de Instituições de Ensino Superior e de Investigação de Moçambique (MoRENet).

O MCTESTP será representado no aludido acto pelo Director Executivo da MoRENet, Lourino Chemane e, a UniTiva será representada pelo respectivo Magnifico Reitor, Inocente Vasco Mutimucuio.

É de notar, que o presente contrato visa, entre outros objectivos, a adesão da UniTiva à MoRENet, com vista a sua contribuição para a sustentabilidade económica da MoRENet através da introdução de cobrança de taxas de serviço às Instituições de Ensino Superior (IES), de Ensino Técnico Profissional e de Investigação de Moçambique.

A MoRENet consiste numa plataforma nacional de partilha de recursos de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), na qual, instituições nacionais de ensino superior e de investigação têm acesso a ligações nacionais e internacionais de comunicação de dados de alta velocidade, permitindo, o acesso e partilha de informação entre elas e com as suas congéneres internacionais.

Para o sucesso da MoRENet vai ser importante a colaboração e contribuição das instituições das instituições beneficiarias, quer participando nos órgãos colegiais da MoRENet, quer pagando as taxas de serviço propostas.

A Universidade Wutivi (UniTiva) é uma IES privada moçambicana instituída pelo Decreto 26/2008 de 1 de Julho do Conselho de Ministros.