Realização da Cerimonia de Abertura da XII Feira de Ciências

Data: 17/08/2018
 
xx

O Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Jorge Nhambiu, realiza segunda – feira, dia 20 de Agosto corrente, nas instalações da Universidade Pedagógica (UP), Campus de Lhanguene, sita na Av. do Trabalho, Cidade de Maputo, a Cerimonia de Abertura da  XII Feira de Ciências, a II Competição Nacional de Robótica e a IV Bienal Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática – de forma lúdica (STEM+L), evento que visa promover o gosto e interesse pelas STEM+L através da Robótica.

Trata-se de uma iniciativa que vem sendo implementado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional (MCTESTP), através do Programa Criando o Cientista Moçambicano do amanhã (PCCMA), em coordenação com o Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), Associação de direito moçambicano, sem fins lucrativos para a Promoção do Desenvolvimento através da Formação em Ciência (OSUWELA) e o Corpo da Paz, onde estarão cerca de 200 expositores (alunos, inovadores) e convidados a nível nacional e internacional.

Com duração de quatro dias, constituem objejctivos do evento, os seguintes:

  1. Estimular os jovens para as áreas de STEM+L – Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática – de forma lúdica;
  2. Promover as profissões de base tecnológica, estratégicas para o desenvolvimento da economia;
  3. Incentivar a participação da rapariga nas actividades de base científica e tecnológica;
  4. Desenvolver os valores da qualidade, da criatividade, da colaboração e do trabalho em equipa;
  5. Dinamizar o intercâmbio científico e tecnológico, social e cultural, entre os jovens e mentores das diferentes províncias;
  6. Contribuir para o debate e reflexão sobre a importância da promoção das áreas de STEM para o futuro do país.

Espera-se que o evento alcance os seguintes resultados; (i) Estabelecimento do intercâmbio científico e tecnológico, mas também social e cultural, entre os jovens e mentores das diferentes províncias e o público em geral e (ii) Partilha de experiências com vista à melhoria da qualidade do sistema de ensino e de aprendizagem, construindo pontes entre profissionais e instituições dos diversos países presentes. 

Importa referir que o PCCMA foi lançado em 2006, e visa a preparação de jovens estudantes nas escolas para o prosseguimento dos estudos ou o ingresso no mercado de trabalho, nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).

Veja o comunicado de Imprensa em: 

http://www.mctestp.gov.mz/por/Ultimas-Noticias/Comunicado-de-Imprensa/(offset)/20