Programa Inovador Moçambicano

prensa-d-extrac-coco-rala

A Prensa para a Extracção de Suco de Côco Ralado é uma inovação com a finalidade de tornar facilitado o trabalho de extracção do suco de coco ralado. Ao se utilizar esta inovação não há necessidade de se fazer esforço físico, com as mãos, no sentido de se obter o chamado “leite de coco”. Esta máquina, em muito pouco tempo, ajuda a produzir suco de coco numa quantidade e qualidade que manualmente não se consegue obter.

Ler mais
 
fogaomultifuncional

O Fogão a Carvão Multifuncional é uma estrutura metálica que ao mesmo tempo possibilita o acto de grelhar ou “assar” carne em moldes de churrasco, e o de cozinhar alimentos com panelas de alumínio.

Ler mais
 
emasculador-d-arroz

O Emasculador para o melhoramento do arroz é uma inovação tecnológica. Trata-se de um Compressor que serve para remover grãos de pólen nas flores das espigas de arroz. Ao permitir que se faça tal operação mecânica, esta inovação facilita o processo de melhoramento da qualidade do arroz que pretende plantar e produzir; especialmente para efeitos de alimentação humana.

Ler mais
 
motorizada2

A Motorizada Para Portadores de Deficiência é uma inovação da área dos transportes. Trata-se de um veículo simples constituído por três rodas e que permite que as pessoas portadoras de deficiência nos membros inferiores se possam deslocar com bastante autonomia.

Ler mais
 
descascadora1

A Descascadora Manual de Amendoim é uma máquina mecânica que tem a finalidade de fazer face ao problema da falta de equipamento de agro-processamento, particularmente na área do descasque de amendoim.

Ler mais
 
piladora

O Moinho Electromecânico de Martelos Rotativos com Turbo Interno é uma máquina que se destina a produção da farinha de milho. Consiste num desintegrador com batedores articulados ao eixo secundário afixado entre dois discos-moinho de martelos rotativos. O referido moinho transforma, em farinha, grãos de diferentes espécies de cereais, tubérculos ou legumes.

Ler mais
 
Bomba-Manual

A Bomba Manual de Captação de Água é uma máquina construída com base em ferros soldados a tubos e cantoneiras. Serve para captar água junto dum rio e ou de dentro dum poço. Esta máquina é essencialmente constituída por um Canal-de-saída-de-água; um Respirador (que serve para ‘sangrar’ a Bomba, no momento do arranque); e por um Eixo (que serve para a transmissão do movimento da Manivela, para o sistema de sucção de água). O sistema de sucção de água é constituído por um Êmbolo (solidário com a Válvula-de-sucção); um Cilindro-de-sucção; um Canal-de-captação-de-água; e uma Base-da-bomba (sobre a qual a estrutura da Bomba Manual de Captação de Água está assente).

Ler mais
 
Prensa-Manual

A Prensa Manual para Produzir Óleo é uma máquina construída com base em chapas de ferro, cantoneiras e tubos. A Prensa é constituída essencialmente por um Doseador de grãos (que serve para dosear a matéria-prima na Câmara-de-prensagem); e um Êmbolo-esmagador-de-grãos solidário com um Pistão; que desliza dentro do Cilindro (e que possui uma boca por onde caem os grãos contidos no Doseador). Completam componentes desta máquina uma Manivela (solidário com o Êmbolo esmagador de grãos); um Canal-de-saída-de-bagaço; um Canal-de-saída-de-óleo; e uma Base-da-prensa.

Ler mais
 
Fechadura-Controlada

A Fechadura Controlada por Telemóvel é um dispositivo munido de circuitos eléctricos; inovado para ser colocado em portas de habitações ou de recintos com necessidade de segurança muito refinada. Este dispositivo pode ser colocado, por exemplo na porta principal duma moradia, com o objectivo de controlar qualquer acção estranha ou pressão que aconteça sobre essa mesma porta. O dispositivo só funciona quando o dono da moradia tiver activado este sistema de controlo centrado na Fechadura Controlada por Telemóvel.

Ler mais
 
Papel-Semente2

O Papel Semente trata-se duma inovação que foi desenvolvida para dar destino ecológico ao que eventualmente iria para o lixo. A fabricação do papel-semente é feita de forma artesanal, seguindo-se técnicas de tratamento e obtenção de papel-reciclado. A diferença reside apenas no facto de durante o processo de fabricação serem introduzidas pequenas sementes na pasta-de-papel. Sementes previamente seleccionadas; por exemplo, de flores, chá, temperos, e vegetais. Assim, o processo de produção do papel-semente consiste em misturar sementes no processo de refinamento da pasta-de-papel.

Ler mais