Período: 05.08 a 12.07.19

Data: 27/08/2019
  1. Ciência e Tecnologia

A direcção Provincial de Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional de Manica (DPCTESTP - Maputo) participou da Cerimónia de lançamento da semana comemorativa do 39º (Trigésimo Nono) aniversário da Comunidade de Desenvolvimento de África Austral (SADC), Posto Administrativo de Maluana, Distrito da Manhiça.

A semana comemorativa decorreu sob o lema: “SADC pelo Emponderamento da Juventude na Produção Agrária para o Alcance da Soberania Alimentar. Com efeito, os Jovens são chamados a se empoderarem na produção agrária, de forma a alcançar se a independência alimentar.

No entanto, o empoderamento dos Jovens na produção agrária assenta-se no Programa de Incubação de Jovens que visa promover oportunidades de emprego; de modo a estimular o engajamento desta classe no processo de produção e produtividade agrária, através da capacitação prática e sua integração no desenvolvimento económico e social.

2.     Ensino Superior

Ainda na província de Maputo, a DPCTESTP realizou visitas de trabalho que inserem na monitoria as instituições do Ensino Superior (IES) na implementação do Decreto n 46/2018 de 1 de Agosto, regulamentos de licenciamento e funcionamento das instituições do Ensino Superior.

A tem como objectivo interagir com as IES da Província de Maputo de modo a compreender a sua organização e funcionamento no que concerne à sua conformação com o novo decreto.

De referir que a actividade tem a finalidade de fazer a recolha sobre a realização da auto-avaliação; actualizar a informação sobre os cursos ministrados nas IES; fazer a recolha da informação sobre os cursos acreditados pelo CNAQ; recolher informação sobre o estado actual das instalações físicas das IES; actualizar os dados referentes ao número de Mestres e Doutores formados no presente Quinquénio.

 3.     Ensino Técnico Profissional

Igualmente, a DPCTESTP – Maputo efectuou a capacitação em Sistema Electrónico de Gestão de Informação da Educação Profissional (SEGI-EP).  O SEGI-EP constitui um sistema de gestão centralizado que irá suportar os processos administrativos da Autoridade Nacional de Educação Profissional (ANEP) e de outras entidades no âmbito do Ensino Profissional.

A actividade visa permitir as IETP suportar os seus processos de forma mais eficiente, num ambiente mais produtivo e interativo da gestão de formação.

No mesmo período, foi realizada a supervisão dos exames extraordinários do ETP, dos ramos Industrial e Comercial a decorrerem no Instituto industrial e Comercial da Matola (IICM) e no Instituto Industrial e de Computação Armando Emílio Guebuza (IICAEG), mas devido a redução de candidatos aos exames extraordinários nas instituições, apenas irão decorrer num único centro ao nível da Província no IICM.

Assim, durante a realização dos exames extraordinários, os membros das brigadas deveram verificar o cumprimento do ROPE; cumprimento do horário; verificação dos vigilantes (identificação, crachás e batas); conduta dos vigilantes na sala de exames; pontualidade dos vigilantes.