Notícias

FOTO-GUJARAT_campaign

A Iniciativa Estudar em Gujarat, constitui segundo a Directora Nacional do Ensino Superior, Eugénia Cossa, um contributo para o incremento dos esforços empreendidos pelas Instituições de Ensino Superior (IES) moçambicanas na implementação do Plano Estratégico do Ensino Superior 2012-2020, em relação a Internacionalização e, Mobilidade de Docentes e Estudantes.

Ler mais
 
Brown Pitch Deck Presentation

O Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Gabriel Salimo, exorta os participem da 3a. Edição do Programa “Universidade de Verão de Moçambique” (UniVerão), a potenciar o evento, por forma a desenvolver capacidades pessoais, técnicas e de liderança, que lhes permitam dar contributo ao crescimento e desenvolvimento socioeconómico sustentável do país.

Ler mais
 
31_01_2020 (4)

O Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Gabriel Salimo, dirige segunda-feira dia 10 de Fevereiro do corrente ano, as 9:30hrs, no Hotel Cardoso, sita na Av. dos Mártires de Mueda, nº 707, Maputo, a Cerimónia de Abertura da 3a. Edição do programa Universidade de Verão de Moçambique (UniVerão), uma iniciativa organizada pela Universidade Nachingwea (UNA) em parceria com entidades nacionais diversas.

Trata-se de um evento destinado a todos os estudantes universitários de diversas Instituições de Ensino Superior (IES) que visa contribuir para a formação científica e profissional dos estudantes graduados e finalistas das IES moçambicanas.

Ler mais
 
31_01_2020 (2)

O Alto Comissário da República da Índia em Moçambique, Rajeev Kumar, anunciou recentemente, em Maputo, o compromisso do seu país em disponibilizar 34 bolsas de estudos para cidadãos moçambicanos frequentarem cursos diversos de graduação e Pós-graduação no Estado indiano de Gujarate.

Esta informação foi avançada no encontro havido  terça-feira, dia 04 de Fevereiro do ano em curso, nas instalações do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional (MCTESTP), entre o Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Gabriel Salimo, e o Alto Comissário da República da Índia em Moçambique, Rajeev Kumar.

Ler mais
 
31_01_2020 (2)

O Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Gabriel Salimo encoraja os membros não executivos do Conselho Nacional de Avaliação de Qualidade do Ensino Superior (CNAQ), a exercerem as suas funções com dedicação, zelo e profissionalismo, para a melhoria dos índices de produtividade no que diz respeito à garantia da qualidade do Ensino Superior no País.

O desafio foi lançado recentemente, em Maputo, durante a Cerimónia de Tomada de Posse dos membros Não-Executivos do CNAQ, nomeadamente, Inácio Calvino Maposse, Manuel Carlos Minez Tábua e Victor Mércia Justino Cumbana, os quais têm a missão de dinamizar as actividades tendentes à garantia da qualidade do Ensino Superior.

Ler mais
 
MCTESTP

O Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Gabriel Salimo, orienta sexta-feira dia 31 de Janeiro do corrente ano, as 07:45hrs, na Sala de Conselhos do MCTESTP, sita na Av. Patrice Lumumba, N.o 770, Maputo, a Cerimónia de Tomada de Posse dos novos Membros Não-Executivos do Conselho Nacional de Avaliação de Qualidade do Ensino Superior (CNAQ).

Ler mais
 
ENPCT galvaniza instalação de sistemas de aquecimento solar de água

A Tecnologia Solar Térmica, constitui pilar para a implementação de estratégias rumo à utilização das energias sustentáveis, em particular a energia solar em Moçambique. Com efeito, a Empresa Nacional de Parque de Ciência e Tecnologia, E.P (ENPCT, E.P) galvanizou a instalação de três sistemas de aquecimento de água usando, dos quais dois têm capacidade de 1.000 litros de armazenagem de água quente.

Ler mais
 
mctestp

O Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Gabriel Salimo, enaltece a  cooperação entre os governo de  Moçambique e  India, pelo facto de nas  últimas décadas, a Índia ter-se tornado num importante parceiro de desenvolvimento de Moçambique, em áreas estratégicas como o desenvolvimento da agricultura e segurança alimentar, transferência de tecnologias de informação e comunicação, construção de infra-estruturas económicas e sociais, energia, abastecimento de água potável, desenvolvimento de recursos humanos, segurança pública e defesa nacional.

Ler mais