MCTESTP e UP-MAPUTO debatem assuntos do Ensino Superior

Data: 19/05/2020
MCTESTP e UP-MAPUTO debatem assuntos do Ensino Superior

Teve lugar segunda –feira dia 18 de Maio corrente, nas instalações da sede do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional (MCTESTP), na cidade de Maputo, uma reunião de trabalho entre quadros do MCTESTP, liderados pelo Ministro do pelouro, Doutor Gabriel Salimo e, quadros da Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo), encabeçados pelo respectivo Magnífico Reitor, Prof. Doutor Jorge Ferrão.

O objectivo principal do encontro gravitava em volta da apresentação ao MCTESTP da essência da UP-Maputo, após o processo de reestruturação da extinta Universidade Pedagógica (UP), o seu Plano Estratégico 2021-2030, o processo de reestruturação dos Estatutos e Quadro de Pessoal da instituição, a projecção dos corpos docente, discente e técnico-administrativo, cursos correntes e em perspectiva, o plano de reforma curricular, o sistemas de informação para a gestão na UPMaputo, plataformas institucionais proprietárias em uso em tempos da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), desafios no campo tecnológico, o projecto de instalação de Observatórios na UP-Maputo para potenciar a sua intervenção social em diferentes áreas estratégicas de desenvolvimento nacional, a responsabilidade financeira dos estudantes, o processo de admissão de docentes, a atribuição e gestão de bolsas de estudos, entre outras matérias relevantes para o funcionamento sustentável da referida Instituição de Ensino Superior (IES) pública.

Da apresentação feita e debate posterior, ficou assente que os assuntos partilhados pela UP-Maputo são oportunos e estruturais, tendo o Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Doutor Gabriel Salimo, felicitado na ocasião aquela IES pela iniciativa de aproximar-se ao Ministério e, estreitar a interacção e troca de sinergias em prol do seu desenvolvimento institucional e, em fim último, do Ensino Superior no país.

Gabriel Salimo aproveitou a oportunidade para exortar que demais IES públicas e privadas seguissem o exemplo da UP-Maputo para que, fora dos fóruns tradicionais de interacção do Ministério com as IES nacionais, interagissem directamente com o MCTESTP, como instituição de tutela ministerial, para possibilitar a implementação célere e coordena de inúmeras agendas de desenvolvimento do subsistema do Ensino Superior.

Uma das notas salientes do aludido encontro, foi a recomendação para que a UP-Maputo concebesse, o quanto antes, um plano de transformação digital para melhor se inserir no contexto contemporâneo de Sociedade de Informação.

Relativamente à acções de seguido ao encontro em alusão, houve consensos quanto a necessidade de criação de equipas técnicas especializadas, em função da natureza de matérias por abordar.

Para além do titular do pelouro, o MCTESTP fez-se representar na reunião em referência através de Directores Nacionais, Assessores e outors quadros da instituição e, a delegação da UP-Maputo foi composta para além do Magnífico Reitor, pelos Excelentíssimos Senhores Vice-Reitor para Área Académica, Prof. Doutor José Castiano, Vice-Reitora para Área de Administração e Recursos, Profa. Doutora Marisa Mendonça e, parte dos Directores de Unidades Centrais daquela IES pública.