Ministro Salimo quer Ciência e Tecnologia na busca de soluções para os problemas da comunidade

Data: 14/02/2020
Business Goals Icons Wide Presentation

O Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Gabriel Salimo, defende a necessidade da Ciência e Tecnologia, tomar liderança no processo de investigação científica, em coordenação com outras Instituições que se dedicam a actividade de Investigação no país, devendo produzir resultados com impacto para a comunidade moçambicana.

O governante manifestou este objectivo durante a visita efetuada entre os dias 10 à 12 de fevereiro do presente ano, a algumas unidades orgânicas de nível central e tuteladas, nomeadamente, Empresa Nacional de Parques e Ciência e de Tecnologia (ENPCT, E.P); Instituto Nacional do Governo Electrónico (INAGE); Centro Nacional de Biotecnologia e Biociências (CNBB); e Centro de Investigação e Desenvolvimento em Etnobotânica (CIDE).

A visita tinha como objectivo interagir com os colaboradores e dirigentes das instituições, de modo a dar a conhecer as diretrizes do novo quinquénio iniciado recentemente.

 Para fazer face as suas atribuições, o dirigente orienta os dirigentes a capitalizar os meios existentes para produzir resultados tangíveis, recorrer a equipas multidisciplinares e uso dos laboratórios das Instituições de Ensino Superior (IES).

Na visita, o ministro destacou a necessidade de fazer da Ciência e Tecnologia, plataformas para produzir soluções que concorrem para o bem-estar das comunidades, tendo em conta a sua localização.

No domínio das Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), o dirigente destacou a necessidade de provisão de serviços públicos digitais e a linha de orientação a ter em consideração, bem como a necessidade de digitalização dos serviços públicos para servir o povo, simplificando os procedimentos na prestação de serviços públicos ao cidadão.

Durante a visita, Gabriel Salimo fez-se acompanhar pela Vice-Ministra Leda Hugo, Assessores e outros quadros do seu Gabinete