Pela distinção a Cientista do Ano 2020: Ministro Gabriel Salimo enaltece feitos de Alsácia Atanásio

Data: 23/03/2020
Pela distinção a Cientista do Ano 2020: Ministro Gabriel Salimo enaltece feitos de Alsácia Atanásio

O Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Gabriel Salimo, enaltece o contributo da   Directora e Investigadora do Centro Nacional de Biotecnologia e Biociências (CNBB), Alsácia Atanásio, pelo empenho na investigação na área de Ciência Veterinárias.

O ministro falava quarta-feira, durante a cerimónia de atribuição do Diploma de Honra pela distinção como Cientista do Ano 2020, na categoria de Ciências Veterinárias pelo Internacional Achievements Research Center (IARC), uma instituição sediada nos Estados Unidos da América. Na ocasião, o Ministro Salimo encorajou a Investigadora a continuar a dedicar-se a investigação por forna a contribuir para o desenvolvimento do país. 

A pesquisa foi realizada nas províncias de Maputo e Gaza, e versava sobre a eficácia de Albendazole, uma droga do grupo dos Benzimidazóis, sobre os parasitas gastro-intestinais de caprinos, tendo demonstrado que o gado caprino desenvolveu resistência a esta droga que geralmente tem sido usada para a redução de parasitas gastro-intestinais nos animais.

Os resultados da pesquisa revelaram que os criadores familiares e do sector comercial devem mudar de droga para uma outra classe diferente do Albendazole”, transmitiu a pesquisadora durante o encontro com os participantes dos encontros de divulgação dos resultados.

Na óptica da pesquisadora, esta situação pode ser resultado da frequência com que os dois sectores, com ênfase para o comercial, têm administrado drogas antihelmínticas nos seus rebanhos, como também, a aplicação indiscriminada da droga a todos animais dos rebanhos em cada ocasião assim como sem a observância da dosagem correcta como tem vindo a ser realizada.  

Refira que o estudo foi realizado em 7 distritos das províncias de Maputo e Gaza no âmbito do programa de pós-doutoramento da pesquisadora financiado pelo Governo de Moçambique através do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional (MCTESTP).