Últimas notícias

Inserção e afirmação de estudantes na Era Digital: Ministro Salimo destaca o uso de terminais tecnológicos

Data: 29/06/2020
Inserção e afirmação de estudantes na Era Digital: Ministro Salimo destaca o uso de terminais tecnológicos

O uso de terminais tecnológicos de acesso aos conteúdos académicos, como sejam telemóveis inteligentes, computadores de mesa e, no caso vertente, computadores portáteis (Laptops), a par do acesso à internet de qualidade, constituem segundo o Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Gabriel Salimo, factores importantes para a inserção e afirmação dos estudantes na Era Digital.

Este posicionamento foi defendido recentemente, em Maputo, durante a cerimónia de Lançamento do Programa “Um Estudante, Um Laptop”, resultante da parceria estabelecida entre o Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional (MCTESTP) e a empresa BDQ Mobile, Limitada.

Trata-se de uma Parceria Público Privada (PPP) que visa facilitar o acesso de equipamento tecnológico aos estudantes dos subsistemas dos Ensinos Superior e Técnico Profissional, sendo que apesar desta iniciativa em específico ser direccionado aos estudantes, os serviços e produtos disponibilizados da área de comunicações e tecnologias, poderá ser adquirido pela sociedade em geral.

Segundo o ministro Salimo, na actualidade, caracterizada por uma Sociedade de Informação e Conhecimento, a disponibilidade e uso eficiente das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nos Processos de Ensino e Aprendizagem é incontornável em qualquer subsistema de ensino.

É neste conexto que o governante exorta a todas Instituições de Ensino Superior (IES) e Instituições de Ensino Técnico Profissional (IETP), entre públicas, semi-públicas e privadas, à fazerem uso desta oportunidade, para adquirirem computadores portáteis para os seus estudantes e respectivas comunidades académicas a preço não comerciais e bastantes favoráveis, relativamente aos praticados no mercado.

Na ocasião, o ministro explicou que no âmbito da operacionalização do memorando, a BDQ Mobile, Limitada já incitou contactos com a banca comercial nacional para abertura de uma linha de financiamento bonificado à estudantes para aquisição deste computador portátil (Laptop) de marca moçambicana “BDQ”, cujo valor rondará entre 15.000,00Mts à 20.000,00Mts, a ser pago num período de 18 à 24 meses.

Aliás, esta oportunidade criada pelo Programa “Um Estudante, Um Laptop”, vai contribuir, igualmente, de imediato, para os esforços nacionais de continuidade dos Processos de Ensino e Aprendizagem através de plataformas electrónicas, no contexto da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19).

Importa referi que, actualmente, nos subsistemas dos Ensinos Superior e Técnico Profissional existe um número potencial de 331.415 estudantes que podem fazer uso dos Laptop de marca “BDQ”, sendo 239.602 do Ensino Superior e 91.813 do Ensino Técnico Profissional.