Últimas notícias

MCTESTP IMPLEMENTA SISTEMA DE VIDEOCONFERÊNCIA DO GOVERNO

Data: 09/09/2020
MCTESTP IMPLEMENTA SISTEMA DE VIDEOCONFERÊNCIA DO GOVERNO

O Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional (MCTESTP) está a implementar de um sistema de videoconferência que permite realizar reuniões de forma segura entre as entidades do governo a vários níveis, reduzindo o contacto interpessoal, numa época em que o país é assolado pela pandemia da COVID – 19.

De acordo com Costantino Sotomane, Director Nacional das Tecnologias e Informação, Comunicação e Projectos (DNTICP) no MCTESTP, o sistema proporciona um ambiente seguro para a realização de reuniões virtuais, visto que está instalado no Centro de Dados do Governo, gerido por técnicos nacionais e a informação irá circular dentro da rede privada do Governo, evitando deste modo a intrusão no sistema por terceiros.

Para o efeito, já está instalação o equipamento central no Central no Centro de Dados do Governo e está na fase final a instalação do equipamento terminal nos ministérios e Secretarias de Estado. Dos 24 terminais a serem instalados 18 já foram instalados e testados.

Como refere o Director Sotomane, a implementação deste sistema é um contributo nos esforços de promoção de medidas de segurança para reduzir a propagação do COVID-19, assegurando a continuidade da realização de reuniões no ambiente virtual reduzindo o contacto interpessoal. Constitui também um contributo para o fortalecimento da infraestrutura de comunicação do Governo.

Para além do acesso através do equipamento terminal instalados nos ministérios, Secretaria de Estado de Desporto e Secretaria de Estado de Juventude e Emprego, o sistema pode ser acedido através do computador e dispositivos móveis que tenham um software e licença disponibilizado pelos gestores do sistema. Esta forma de acesso permite a extensão da utilização do sistema do Video Conferencia do Governo, sempre que necessário, a outras entidades, como por exemplos as Secretarias do Estado Provincial.

O Sistema de Vídeo Conferência em implementação é resultado de parceria entre o Ministério e a empresa Chinesa Huawei. A Huawei doou o equipamento essencial composto por servidores e respectivo software instalados no Centro de Dados de Maluana, equipamento terminal composto por 26 conjuntos de camaras, microfones, remoto controlo para operação, 1000 licenças, formação do pessoal para a gestão e utilização do sistema e manutenção do sistema no primeiro ano. O Governo assegurou os televisores, a conexão ao GovNet e o aumento da largura de banda da GOvNet para o mínimo de 20Mbps, e a preparação de condições básicas para o funcionamento do sistema em cada local. Para reforçar a apropriação e segurança na utilização do sistema, o governo vai adicionalmente capacitar técnicos de modo a assegurar o monitoramento permanente das comunicações durante as sessões.

Na ocasião, Costantino Sotomane explicou que, por ser um sistema corporativo, alojado e gerido localmente por técnicos nacionais, o mesmo oferece maior segurança em relação a vários sistemas que tem sido usado até ao momento cujo o alojamento dos mesmos é no exterior. A segurança do Sistema de VídeoConferência  do Governo é reforçada através de utilização de mecanismos de encriptação que criam túneis de transmissão ponto-a-ponto, evitando a intrusão durante a transmissão.