Últimas notícias

Ministério da Ciência e Tecnóloga, Ensino Superior e Técnico profissional celebra dia da Função Pública

Data: 25/06/2020
Ministério da Ciência e Tecnóloga, Ensino Superior e Técnico profissional  celebra dia da Função Pública

A realização de palestras e distinção dos melhores funcionários marcaram a celebração do “Dia Internacional da Função Pública” no Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico profissional (MCTESTP), efeméride que se celebra a 23 de Junho de cada ano. 

Sob o Lema “Acção Hoje, Impacto Amanhã: Inovando e Transformando as Instituições Públicas para o alcance dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável”, o evento foi orientado pelo Ministro do Pelouro, Gabriel Salimo, e contou com a participação da Vice-Ministra do MCTESTP, Leda Hugo, Secretária Permanente, Nilsa Miquidade, entre outros funcionários do MCTESTP.

Intervindo durante o evento, o ministro Salimo, referiu quer o lema remete-nos a todos Funcionários e Agentes do Estado, à uma reflexão crítica sobre o nosso contributo para a inovação e transformação das unidades orgânicas e instituições do sector para o alcance dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Na ocasião, o dirigente recordou que apesar dos ODS constituírem um desafio Universal, os mesmos só poderão ser satisfeitos com o contributo e acção individual e colectiva dos funcionários, nos seus sectores de actividade.

DISTINÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS
Ainda no decurso da celebração do “Dia Internacional da Função Pública”, foram distinguidos os melhores funcionários do órgão central do MCTESTP, identificados com base na avaliação de desempenho do ano de 2019.

Com efeito, foram distinguidos dez funcionários, sendo Diplomas de Honra a dois funcionários, que pela sua dedicação ao trabalho e desempenho profissional por dois anos consecutivos (2018 e 2019), obtiveram a melhor classificação; e Louvor Público a oito (8) funcionários que obtiveram a classificação de Muito Bom, e com pontuação máxima nos indicadores relacionadas com a qualidade de trabalho, competência profissional e relações de trabalho.

Para a atribuição das distinções aos funcionários, foram observados os critérios preceituados no Decreto n.º 7/2018, que aprova o Regulamento de distinções e prémios aos Funcionários e Agentes do Estado.

Na ocasião, o ministro referiu que a atribuição dos diplomas de distinção dos melhores funcionários visa reconhecer e saudar a nobre missão dos Funcionários e Agentes do Estado em bem servir ao cidadão.

“Em verdade, no nosso contexto, esta é a Missão que a Estratégia da Reforma e Desenvolvimento da Administração Pública 2012-205 (ERDAP) define para a Administração Pública”, referiu Salimo.

Aliás, o Sector Público constitui o “braço” do Governo que assegura a implementação das políticas, programas e projectos com vista ao desenvolvimento do país e promoção do bem-estar social.

“Cada de um de nós, aqui presente, é actor fundamental para a realização, com sucesso, do Programa Quinquenal do Governo 2020-2024 e, por conseguinte, criação do bem-estar social de nossas comunidades”, salientou o governante.

Recorde que após o lançamento oficial das celebrações do “Dia Internacional da Função Pública” a 15 de Junho corrente, pelo Ministério da Administração Estatal e Função Pública (MAEFP), tiveram lugar em todo o território nacional, de 16 à 23 do mês em curso, diversas actividades comemorativas desta efeméride, movimento ao qual o MCTESTP tomou parte.