Últimas notícias

Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-Profissional felicita Sarifa Fagilde e R. Chissumba

Data: 15/10/2020
Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-Profissional  felicita Sarifa Fagilde e R. Chissumba

“Estes feitos recentemente alcançados pelas nossas concidadãs representam, indiscutivelmente, um maior contributo para as áreas de ensino, investigação e extensão universitária, principais atividades das Instituições de ensino superior (IES) e, um grande reforço para capacidade de pesquisa nas nossas instituições de investigação (IIs), as condições fundamentais para o melhor responder-se aos desafios prementes de desenvolvimento nacional.

Palavras foram proferidas por Gabriel Salimo, ministro da ciência e tecnologia, ensino superior e técnico profissional, durante a cerimónia de homenagem a Sarifa Fagilde e Raquel Chissumba pelos feitos alcançados na área de ensino e investigação, tendo sido marcado pela entrega de diplomas de honra como homenageadas.

De acordo com Gabriel Salimo, o feito das duas cidadãs moçambicanas representa, igualmente, o incremento do empoderamento da Mulher nos campos académico e de investigação científica, pilares importantíssimos para a promoção da equidade de gênero na ciência.

“Acreditamos que estes feitos têm um potencial enorme de incentivar mais mulheres e jovens à ingressarem em carreias de Docência e Investigação Científica”, afincou.

O responsável do pelouro da ciência e tecnologia, ensino superior e técnico profissional, referiu que estes ganhamos resultmos um grande potencial de promoverem maior acesso, frequência e graduação finalistas do sexo feminino nos subsistemas dos Ensinos Superior e Técnico Profissional, principalmente em áreas ligadas ao CTEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Na ocasião, o dirigente informou que como instituição governamental que tutela o subsistema do Ensino Superior, para transmitir as mais efusivas felicitações à Sarifa Fagilde, a primeira Professora Catedrática moçambicana na Cátedra de Educação Matemática e, que já detinha, a menção de primeira mulher moçambicana doutorada em Matemática.

Igualmente, felicitou Raquel Chissumba, Bióloga e pesquisadora do instituto nacional de saúde, por ter ganho o prémio “Fellowshirp em início de carreira”, no âmbito da iniciativa da Organização para Mulheres em Ciência para o Desenvolvimento, um programa de bolsas de estudos da UNESCO que apoia mulheres cientistas em início de carreira de pesquisa, para liderar projetos de investigação científica importantes nos países em vias de desenvolvimento. 

Salimo, parabenizo da Universidade Pedagógica de Maputo, onde Sarifa Fagilde exerceu a função de docência por grande período de tempo e, onde prestou, recentemente, uma prova pública de concurso à promoção para o Professor Catedrático na Cátedra de Educação Matemática, felicitações, merecidamente extensivas à Universidade Rovuma (UniRovuma), onde um parabenizado exerce atualmente função de Vice-Reitora.

 

Dia do professor moçambicano

Na sua intervenção, Gabriel Salimo recordou o dia dos professores moçambicanos por ocasião de mais um ano de aniversario.

“Queremos, como Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional (MCTESTP), fazer uso da oportunidade para felicitar como nossas congratulações, na qualidade de Docentes e, através delas, endereçar a todos os Professores deste nosso vasto e belo Moçambique, um “Feliz Dia do Professor”, que continua a ser aqueles profissionais dedicados e comprometidos com uma formação de Capital Humano de elevada qualidade, que sejam cidadãos proactivos e patriotas ”afiançou o dirigente.