Últimas notícias

PR inaugura Hotel-Escola do Instituto Industrial e Comercial Eduardo Mondlane de Inhambane

Data: 28/07/2020
PR inaugura Hotel-Escola do Instituto Industrial e Comercial Eduardo Mondlane de Inhambane

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi procedeu a inauguração, na passada sexta-feira, do mês corrente, na cidade de Inhambane, o Hotel-Escola do Instituto Industrial e Comercial Eduardo Mondlane de Inhambane.

Tratou-se da abertura do primeiro edifício, no conjunto de dois empreendimentos de ensino do Instituto Industrial e Comercial Eduardo Mondlane de Inhambane programados à serem inaugurados pelo Chefe de Estado moçambicano.  

O centro de formação foi concebido para a oferta de qualificações profissionais de nível médio de hotelaria e turismo nomeadamente gastronomia e artes culinárias, restaurante e bar, recepção e andares que irão beneficiar cerca de 250 formandos.

Outrossim, o estabelecimento de ensino técnico profissional de nível médio, na área de Hotelaria e Turismo, comporta facilidades tais como, serviços de acomodação, restaurante e bar, cozinhas, salas de aulas práticas e reuniões, lavandarias, balneários, pavilhão gimnodesportivo e acessos para pessoas deficientes em todos os pisos do edifício.

Com a implantação do Hotel-Escola do Instituto Industrial e Comercial Eduardo Mondlane de Inhambane, eleva-se para dois, o número de estabelecimentos de ensino técnico profissional do género em funcionamento no País, a par do Hotel-Escola do Instituto Industrial e Comercial de Pemba, na província de Cabo-Delgado, inaugurado, igualmente, pelo Chefe de Estado moçambicano, em dezembro de 2019.

O modelo de Hotel-Escola traduz-se numa nova abordagem do Governo para a área do Ensino Técnico Profissional, caracterizada por um modelo de ensino e aprendizagem em Hotelaria e Turismo num ambiente real de formação e de trabalho, de elevada qualidade, prático, moderno, competitivo e guiado pelos imperativos do mercado de trabalho.

 

O empreendimento ora, inaugurado, resulta de uma construção de raiz, com recurso ao financiamento do FASE (Fundo de Apoio ao Sector da Educação), no valor total de 2.380.000 Euros (dois milhões, trezentos e oitenta mil Euros), correspondente às componentes de obras de construção e apetrechamento.

O País conta, ainda, com um terceiro estabelecimento de ensino desta categoria, o Hotel-Escola do Instituto Industrial e Comercial de Maputo, localizado na cidade de Maputo, ainda por inaugurar.

PR exige melhorias no edifício do IICED

No decurso da visita presidencial e inauguração de empreendimentos na província de Inhambane, Filipe Nyusi não procedeu a inauguração do segundo edifício do Instituto Industrial e Comercial Eduardo Mondlane de Inhambane, que comportou a referente a requalificação de laboratórios e oficinas e, respectivo apetrechamento em equipamentos e mobiliários.

As obras de requalificação, recentemente terminadas, não incluíram sanitários, para atender as exigências actuais, com o alastramento no país e no mundo, da pandemia do coronavírus, que obrigou a suspensão de aulas presenciais.

Na ocasião, o dirigente disse estar a enviar uma mensagem educativa sobre a importância de inclusão de sanitários numa unidade pública, como o Instituto Industrial e Comercial que será usada por centenas de pessoas.

À respeito do sucedido, o Presidente das República deixou recomendações especificas ao Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, bem como às estruturas de representação do Estado na província, do Conselho Executivo Provincial e, à direção do Instituto Industrial e Comercial Eduardo Mondlane de Inhambane que, uma vez sanadas, propiciarão a inauguração do bloco requalificado deste estabelecimento de ensino técnico profissional médio, dos ramos industrial e comercial.

É de frisar, que antes da construção do novo edifício referente ao Hotel-Escola, bem como os novos blocos de laboratórios, oficinas e facilidades anexas, o Instituto Industrial e Comercial Eduardo Mondlane de Inhambane possuía uma área de 3.150 m2, repartindo-se por dois pavilhões contendo  24 salas de aula, 1 sala de desenho técnico, 1 ginásio,  balneários masculino e feminino, oficinas de electricidade e de Serralharia Mecânica, 1 oficina de máquinas e ferramentas, 2 laboratório de electricidade, 1 biblioteca, 2 salas de informática, 1 edifício administrativo, 1 sala de canto coral e 1 cantina escolar. Dispunha, também, de uma piscina para natação (na altura paralisada por falta de investimento para a sua reabilitação), 1 campo de basquetebol, 1 campo de voleibol, 1 campo de futebol de salão e terreno livre para recreios. ###